quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

E agora?


Dizem que é moda, mas convenhamos, a barba nunca saiu de moda. Em 2016 não será diferente.

Depois de anos e anos fazendo a barba, em alguns casos (no meu caso...rs), diariamente, você decidiu deixar a barba crescer.

Pode parecer simples, mas ostentar uma bela barba exige cuidado e dedicação, sob pena de você desistir no meio do caminho ao se deparar com um Chewbacca no espelho! 

Aí serão dois traumas, o do fracasso em deixá-la crescer e o de ver todo o seu esforço indo por água abaixo. Não basta parar de se barbear e esperar ela crescer – uma barba precisa de muito mais atenção do que isso.

Para te ajudar a ostentar uma barba de respeito, seguem algumas dicas importantes.

Então vamos lá!

  • Paciência

Ter barba é sinônimo de “paciência”. Quando ela começar a crescer, resista à tentação de desenhá-la. Deixe que cresça à vontade durante as primeiras 4-6 semanas. Isso vai permitir que os cabelos cresçam uniformemente (alguns crescem mais rápido do que outros).

Durante esse tempo, você poderá escolher um estilo que combine com o seu formato de rosto e com o comprimento e espessura da sua barba. Se o seu rosto começar a coçar, resista, é normal. O importante é mantê-la sempre limpa e hidratada. Para limpar, use um shampoo de barba. Não use shampoo e nem condicionador para cabelos, eles foram feitos para uso no couro cabeludo e não no rosto. Sabonete??? Nem pensar!!! Para hidratação, use óleo ou balm para barba.

  • Modelo de barba


Está quase na hora de desenhar essa barba. Evite fazer isso em casa, não vai dar certo (acredite). O ideal é procurar um ótimo barbeiro para fazer isso. Ele vai te ajudar a escolher o modelo de barba que melhor combine com o formato do seu rosto. Aproveite esse momento! Não há nada como se recostar numa cadeira de barbeiro, ouvindo boa música, tomando uma cerveja, toalhas quentes, navalha... é uma terapia.


Você poderá fazer a manutenção em casa, a cada semana, apenas para “limpar” a área do pescoço, deixando a barbearia para cada 15 ou 20 dias.

  • Óleo de barba, o melhor amigo da sua barba!

Sua barba está crescendo e você nota aqueles pelos rebeldes, insistindo em aparecer mais do que os outros. Por sorte, existe um produto para cuidar disso: o óleo de barba. Composto por condicionadores como óleo de jojoba, de semente de uva ou de argan, ele é essencial para o cuidado da barba, deixando ela macia e brilhante, hidratando também a pele.
O ideal é aplicar o óleo logo após lavar o rosto, mas não com a barba úmida (seque bem, até mesmo com a ajuda de um secador de cabelo, dependendo do tamanho da barba, mas em potência baixa e frio).
Temos excelentes óleos nacionais, de diferentes texturas e aromas. O ideal é ir testando para ver qual se adapta melhor à sua barba.
  • Não vamos esquecer do bigode!

Com barba ou sem barba, o bigode é uma das partes que mais merece atenção e cuidado, pois, pela sua posição, ele tem contato direto com a boca e pode acumular muita sujeira durante o dia, e isso você não vai querer, não é mesmo?
O mais correto é não deixar que os pelos fiquem caindo sobre os lábios. Para isso, você deve sempre manter aparado, seja com uma maquininha de barbear, ou no caso de uma barba mais longa, pentear o bigode todo para baixo e aparar com uma tesourinha.
Agora, se você for  mais “estiloso” e ostentar uma longa barba, a dica é usar uma pomada modeladora para bigode (Mustache Wax). Ela também serve para assentar melhor os pelos, para que não fiquem entrando no nariz. Você também pode usar para modelar o bigode e enrolar as pontas, o resultado é incrível.


·         Cuide de você!


Quanto melhor você se cuidar, melhores serão os reflexos na sua barba, assim como no seu corpo em geral.

Use bons produtos, para limpar e hidratar a barba, faça exercícios regulares, eles melhoram a sua circulação sanguínea, e não se esqueça de se alimentar bem, sua barba necessita de vitaminas B5, B3, B9, que encontramos nas carnes magras, nozes, gema de ovo, leite e folhas verdes.

Gostaram das dicas? Parece complicado, mas na verdade, será divertido e relaxante quando você descobrir o prazer de se cuidar.

Conte-me quais desses passos você já inseriu na sua rotina. 

Take care!

0 comentários:

Postar um comentário